Neste mês o Colégio Santo Antônio está engajado em uma causa de grande importância para toda a comunidade. Através da campanha nacional de prevenção ao suicídio ‘Setembro Amarelo’, o CSA organizou uma ampla programação para abordar o tema junto a alunos e familiares de todos os segmentos de ensino, além dos colaboradores, ressaltando a proposta central da ação, que é, acima de tudo, a valorização da vida.
Durante as próximas semanas as atividades realizadas com os alunos do Ensino Infantil, Fundamental I e Fundamental II, abordarão a ‘valorização da vida’, enquanto que para os estudantes do Ensino Médio e Cursinho Pré-vestibular, o ‘combate e a prevenção ao suicídio’ serão discutidos.
O público interno do CSA também é lembrado no ‘Setembro Amarelo’ e os setores têm a possibilidade de trabalharem o assunto, com conversas e mensagens relacionadas ao tema. A comunidade escolar do CSA tem à disposição, durante este mês, a ‘Árvore da Vida’, oferecida para que todos expressem seus sentimentos e compartilhem mensagens. Além disso, nas redes sociais do Colégio estão sendo publicadas dicas e orientações para que todos entendam a importância da iniciativa.
O Colégio Santo Antônio mantém durante o ano um trabalho de referência no acolhimento psicológico de sua comunidade. Assim, possui duas psicólogas e orientadoras educacionais que estão sempre à disposição para conversar com as pessoas que eventualmente precisem de qualquer apoio, sejam elas alunos ou funcionários da instituição. Também é reconhecido o trabalho de acompanhamento psicológico realizado em todas as séries e etapas de ensino, desde o Ensino Infantil ao Pré-vestibular.
A campanha Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Segundo dados oficiais, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje está no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.
Saiba mais em: https://www.setembroamarelo.com/