O Ministério da Educação – MEC, anunciou na quarta-feira, dia 8 de julho, as novas datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020. Adiado por conta da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê:
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Resultados: a partir de 29 de março
A nova data foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por conta da disseminação do coronavírus, e depois dos inscritos na avaliação responderem a uma enquete que perguntava quando as provas do Exame deveriam ser aplicadas.
“Mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro. Então, estamos atendendo esse público que é mais de 50% dos alunos. A enquete foi um dos parâmetros utilizados para a definição da data”, disse o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, ao anunciar o novo planejamento.
O Ministério ainda garantiu que a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021. De acordo com o Governo, as questões da prova já estavam prontas antes mesmo da pandemia, assim, o conteúdo que será aplicado no ano que vem, continua sendo o mesmo.
Cerca de 6,1 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2020.