Por Rose Pimentel Mader
O primeiro presidente da FEMM foi o médico Roald Corrêa, grande baluarte da instituição. Em 10 de dezembro de 1976, foram eleitos novos Conselhos Diretor e Curador, sob a presidência do Dr. Haroldo Leite Assumpção, que foi reeleito, posteriormente, até 1988. Durante sua gestão, foram instaladas as Faculdades Integradas de Ourinhos e solicitados oito cursos ao Conselho Federal de Educação, sendo aprovados três: Licenciatura Plena de Letras, Ciências Contábeis e Zootecnia.
Em 22 de abril de 1989, foram eleitos novos Conselhos Diretor e Curador, sob a presidência do industrial Nildo Ferrari. A partir deste momento, a FEMM começa a viver uma nova e decisiva fase em sua existência. Sob a liderança dos industriais Nildo Ferrari e Roque Quagliato que, revezando-se na direção da Fundação, empreenderam um grande trabalho em prol da consolidação da UNIFIO e do Colégio Santo Antônio, culminando com a construção de um moderno Campus Universitário e a aquisição do prédio do Colégio acolhendo da Educação Infantil ao Ensino Superior, uma clientela estudantil de aproximadamente cinco mil alunos de Ourinhos e região.
Nildo Ferrari dirigiu a FEMM durante 15 anos, no período de 1989 a 2004 e, em 2005, a instituição passou a ser presidida por Roque Quagliato. Durante três décadas, Roque e Nildo foram reeleitos durante assembléia geral dos mantenedores, sempre com voto de louvor pelo trabalho realizado, até o falecimento de Nildo Ferrari.
O industrial Roque Quagliato está na presidência da FEMM há 15 anos e, atualmente, a vice-presidência está sendo exercida pela empresária Beatriz Quagliato Porto, eleita por unanimidade pelo Conselho Diretor e Mantenedor da instituição.