Por Rose Pimentel Mader
Publicamos nesta edição alguns trechos, na íntegra, do depoimento do professor Norival Vieira da Silva (falecido), registrado no livro da FEMM 40 anos.
“A primeira faculdade – “Naquele tempo, os deputados podiam apresentar projetos para a criação de faculdades, por isso, o Geraldo de Barros, irmão do Adhemar de Barros, apresentou para Ourinhos a Faculdade de Engenharia, que seria estadual. Era uma jogada política e algumas cidades ganharam. Então, formou-se um grupo para trabalhar o projeto de uma faculdade para Ourinhos. À frente deste, estava o prefeito Mithuo Minami e ativas autoridades: o juiz de direito Ruy Geraldo Camargo Viana, o promotor público José Nunes e o dr. Salem Abujamra. Muitas reuniões foram realizadas no Fórum, presididas pelo dr. Ruy.
Era o ano de 1969. Nessa época, já havia a Escola Técnica de Comércio, o Jorginho, criada pelos familiares de Jorge Herkrat, da qual fazia parte o professor Carlos Nicolosi. Eles criaram uma entidade no Conselho Federal de Educação – naquele tempo, isso era necessário – para pleitear depois uma faculdade. Foi o famoso CENCO – Centro Comercial de Ensino, da família do professor Jorge Herkrat e do professor Carlos Nicolosi. Elaboraram um processo, encaminharam, mas acabou sendo arquivado. Aí, o Mithuo se interessou e convidou-me para ir ao Rio de Janeiro, onde ficava o Conselho Federal de Educação, para verificar como estava o processo. Fomos, o Mithuo, o Marquezani, que era o motorista, e eu na cabine de uma caminhonete velha da Prefeitura. O CENCO esmoreceu e formou-se uma outra sociedade. Dr. Roald Corrêa, que foi de atuação extraordinária na fundação da
Faculdade de Ourinhos, Haroldo Leite Assumpção, Mário Aloysio Viana Egreja, Antônio Viganó, e dona Conceição Santinello, casada com Sérgio Pereira, fundaram a ASSIEC (Associação Interestadual de Ensino e Cultura) a qual recebeu da Congregação o Colégio Santo Antônio com todos os móveis e equipamentos, com o compromisso de manter a escola em funcionamento. Roald foi o primeiro presidente dessa entidade e líder do movimento em prol da Faculdade. O professor Carlos Nicolosi, presidente da nova Associação, sugeriu que aproveitássemos aquele processo inicial e nos passou a procuração para dar andamento a ele.
Desta vez, fui sozinho para o Rio de Janeiro. Com a procuração de Nicolosi, tive sorte, sorte mesmo. O Conselho Federal da Educação, naquele tempo, não tinha o aparato que tem hoje em Brasília. Havia os conselheiros, os técnicos e, entre esses, encontrei um muito bom que simpatizou comigo e eu com ele. Contei toda a história e ele me disse que era só dar andamento ao processo. Como faltavam dois professores e não apresentaram mais nada, tinha sido arquivado. Convidei-o para jantar e perguntei-lhe o que era preciso fazer. Disse-me que precisava do nome de dois professores, com isso o processo seria aprovado.
Perguntei a ele que hora fechava o Conselho no dia seguinte. Ele informou que até às 8 da noite havia gente lá. No dia seguinte, peguei o avião e fui para São Paulo, para a USP. Chegando lá, assim que entrei, vi um senhor no corredor. Perguntei-lhe onde ficava o Departamento de Economia. Com sua ajuda, consegui os dois professores que faltavam para o processo e voltei para o Rio, entregando-o ao Conselho. No dia seguinte, foi aprovada a Faculdade. A ASSIEC, que já havia incorporado o Colégio Santo Antônio, assumiu a faculdade. Foi eleito presidente o médico Dr. Roald Corrêa e o cirurgião dentista Haroldo Assumpção, o segundo presidente. Com esta doação, os cinco membros da ASSIEC foram recebidos como mantenedores da Fundação que englobava o Colégio e a faculdade.
O Carlos Nicolosi ficou como diretor um tempo, depois assumiu o Dr. Pedro Benjamim Vieira. Pouco tempodepois, solicitamos a Faculdade de Filosofia com vários cursos. Inicialmente, seria Faculdade de Filosofia de Ourinhos, mas dei a ideia de unificar em Faculdades Integradas de Ourinhos. Os primeiros diretores do Colégio Santo Antônio foram Marcelino Morales, Bráulio Ramos Júnior e Hélio Mano. Em 10 de março de 1981, foram criadas as Faculdades Integradas de Ourinhos”.