Desde o dia 11 de março, a OMS (Organização Mundial de Saúde) considerou que a rápida expansão do novo Coronavírus já pode ser considerada uma pandemia. Isso significa que há transmissão recorrente do vírus em diferentes países, incluindo o Brasil. Entretanto o diretor geral da entidade, durante coletiva à imprensa pediu cautela, pois pandemia “é uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional”.
Em diálogo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o CSA tem intensificado entre os membros de sua comunidade o incentivo de ações de autocuidado e de prevenção coletiva para a diminuição dos riscos de contágio. Nessa direção, os educadores têm:
- Realizado pausas, durante as aulas, para limpeza das mesas e mãos;
- Mantido as janelas das salas de aula abertas, promovendo a circulação de ar;
- Incentivado alunos a utilizar álcool em gel 70%, disponíveis em diversos espaços no colégio;
- Estimulado a lavagem das mãos com água e sabão, antes das refeições e ao tocar olhos, boca e nariz;
- Recomendado a cobertura de boca e nariz em caso de tosse e/ou espirro;
- Solicitado o não compartilhamento de alimentos, bebidas e objetos;
- Incentivado a utilização de garrafas individuais de água.
Durante coletiva com o Governador do Estado de São Paulo, o Ministro da Saúde e os Secretários da Educação, determinou-se, por meio do Decreto nº 64.862/20, que ocorra, de modo gradual, até o dia 23 de março, a suspensão das atividades escolares no âmbito estadual, a fim de que famílias e alunos possam se organizar. O CSA seguirá as recomendações mantendo as aulas nos próximos dias e informará a todos quais os procedimentos a serem seguidos.
Comprometemo-nos a manter uma comunicação frequente das nossas ações em conformidade com as orientações oficiais dadas por órgãos como a OMS e o Ministério da Saúde. Agradecemos a compreensão, contamos com a parceria de todos e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.