Atividade remota aprimorou o trabalho do professor neste novo cenário da educação
Sempre atento e preocupado com o novo cenário da Educação e, comprometido com a excelência de ensino, o Colégio Santo Antônio realizou, no período de 27 a 31 de julho, de forma remota, uma formação de professores da Educação Infantil.
Sob orientação da coordenadora de Educação Infantil, professora Cassiany Amaral Navas Leite, teve como objetivo oportunizar momentos de reflexão sobre as atividades remotas que estão sendo desenvolvidas com as crianças e, também, a valiosa troca de experiências entre os docentes.
“A proposta da formação foi aprimorar o trabalho e atuação dos nossos professores neste novo momento da Educação, visando aperfeiçoar as práticas pedagógicas e ampliar a eficiência da utilização dos recursos tecnológicos para proporcionar um aprendizado prazeroso às crianças”, afirmou a professora Cassiany.
Durante o período de formação foram utilizados vários vídeos destacando questões relevantes na área da Educação Infantil que contribuíram para a discussão dos temas apresentados.
O primeiro vídeo apresentado, “A Força do Professor”, contribuiu para a acolhida, estímulo e reconhecimento à dedicação e atuação dos docentes. Neste primeiro momento as temáticas trabalhadas versaram sobre reflexões em tempos de quarentena, discussão sobre as relações construídas dentro dos ambientes e o professor como promotor das relações.
O segundo vídeo foi sobre “Crianças e o mundo digital: o que as famílias precisam saber”. Neste segundo momento de debate foi utilizado material de apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e teve como foco principal a atuação das crianças: acolhimento e rotina, para repensar a prática pedagógica do professor.
Outro vídeo versou sobre “Buscamos alunos com mais autonomia. Porém como começar?”.
Todos os vídeos, ressaltou a professora Cassiany, trouxeram boas reflexões sobre a prática na Educação Infantil.
Planejamento para o segundo semestre
Segundo a coordenadora Cassiany, além da formação, os professores também aproveitaram a oportunidade para fazer o planejamento das atividades remotas que serão desenvolvidas com as crianças no segundo semestre.
“Nosso empenho neste período de formação e planejamento, foi buscar os melhores caminhos, condições e recursos pedagógicos para desenvolver e aprimorar a participação e envolvimento das crianças durante as aulas online, de forma a garantir os seus direitos: participar, conhecer-se, expressar-se, explorar, conviver e brincar”, afirmou Cassiany.