Rose Pimentel Mader
A aluna Caroline Turcato Geidelis, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, teve altíssimo aproveitamento em uma das áreas mais importantes de um dos principais vestibulares existentes no País, o Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá.
Caroline conquistou a nota 120, a nota máxima em Redação.
Segundo o coordenador do EM, professor Marcelo de Oliveira Khnayfes, “o PAS é formado por avaliações anuais divididas em três etapas, cada qual baseada no conteúdo de cada série, 1º, 2º e 3º anos e a última é a etapa final. É um vestibular seriado que o aluno vai construindo a sua história a partir dos três anos do EM”.
“Nós incentivamos os alunos para que eles tenham contato com os processos de avaliação para faculdade. Na nossa região, duas universidades têm processos seriados: a UEM (Universidade Estadual de Maringá), cujo processo se chama PAS (Processo de Avaliação Seriada) e outro é o PSS (Processo Seletivo Seriado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa”, explicou Khnayfes.
“A nota de Caroline chama bastante atenção por não ser comum a uma aluna que está no meio do Ensino Médio e evidencia os seus esforços e o investimento de seu tempo em pesquisa, muito trabalho e estudos”, comemorou o coordenador do EM.
Boas orientações, pesquisas e dedicação aos estudos
Ao avaliar a sua conquista, a aluna Caroline Turcato Geidelis ressaltou que foi resultado de boas orientações, pesquisa e dedicação aos estudos.
“Na primeira fase obtive uma nota boa para quem estava na 1ª série e, considerando que estávamos num período de pandemia e distanciamento social, foi até surpreendente diante das dificuldades que enfrentamos de estudar através de aulas remotas e, também, tive uma nota boa em redação, não tão bem como agora”, contou Caroline.
No começo de 2022, prestou a segunda fase, referente à 2ª serie do EM e no próximo ano vai prestar a última fase.
“A segunda fase não foi tão dificil, achei até que foi mais fácil do que a primeira. Porque na primeira, estava nervosa por ser a primeira vez que estava fazendo e na segunda fase já tinha feito uma prova, sabia como era a prova em si e a redação”, disse Caroline.
“Uma das coisas que me ajudou bastante foram as orientações que recebemos, nas aulas de redação, para prestar muita atenção nos fatos que estavam acontecendo em nosso dia a dia, acompanhar as notícias veiculadas na midia e as conversas com os professores”, ressaltou Caroline.
“Normalmente fazemos uma redação a cada 15 dias e, também, tem as redações da apostila, com isso, ao longo da semana, vamos agregando informações e construindo os textos. Na aula de repertório cultural, temos espaço para escrever e rascunhar as ideias que são utilizadas numa redação que é corrigida pela professora e devolvida e assim vamos construindo nosso portifólio, o que contribui bastante para o aprendizado”.
“O tema da redação do PAS foi Arborização Urbana. A proposta era produzir uma carta de solicitação, falando dos problemas que a falta de arborização causava nas cidades. Para elaborar o texto, pensei nas consequências que aparentemente são simples, mas causam bastante problemas como, por exemplo, as enchentes, a questão climática e os reflexos na saúde pública”, explicou Caroline.
E a aluna dá uma dica aos colegas: “Eu não comecei escrevendo redações boas, fui aos poucos desenvolvendo meus textos, escrevendo sempre, pesquisando muito sobre temas e questões atuais e observando as correções para aprimorar o processo de produção”.