O Colégio Santo Antônio realizou, no dia 17 de agosto, em seu anfiteatro, um Júri Simulado em parceria com o Curso de Direito do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO.
O evento marcou a culminância de mais um importante projeto de análise de obras literárias do Ensino Médio, coordenado pelos professores Henriqueta Maria Cury, de Literatura, Carlos Antônio Paiva, de História e Arthur Galdino, de Sociologia. A participação da UNIFIO contou com o apoio do coordenador do Curso de Direito, Luiz Fernando Quinteiro, e a colaboração da professora Carla Bertoncini.
A simulação foi inspirada na obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Como não existe júri quando não há crime, houve a liberdade acadêmica de fazer uso da licença poética para analisar evidências que contribuíram para a solução de uma das questões mais polêmicas da obra: a paternidade de Nael, narrador-personagem.
A proposta do projeto, segundo a professora Henriqueta Cury, foi o aprofundamento da leitura de um dos livros cobrados em vestibular e, também, um dos mais complexos pela temática preferida do autor – os dramas familiares.
“A história gira em torno de dois irmãos gêmeos Yakub e Omar e a tentativa de se descobrir qual deles é o pai de Nael. Um ponto importante desse drama é que, por se tratar de gêmeos univitelíneos, ainda não existem recursos na medicina para isso”, explicou a professora Henriqueta.
“Apresentamos a ideia aos alunos do Ensino Médio com a proposta de um grupo acusar Yakub e o outro, Omar. Para que tivessem mais segurança nesse trabalho, buscamos a parceria do Curso de Direito da UNIFIO, que prontamente aceitou o nosso convite. Este foi mais um projeto que viabilizamos com a parceria do Curso de Direito da UNIFIO”, explicou a professora Henriqueta.
O Júri Simulado teve a participação de alunos da 2ª série do Ensino Médio, tendo como convidados alunos da 1ª e 3ª séries e de dois alunos do 10º termo de Direito da UNIFIO: Giane Bueno, como juíza, e Matheus Filgueira, representando o Ministério Público.
“Acertada a parceria do CSA e UNIFIO, foram realizadas várias reuniões dos nossos alunos com os acadêmicos de Direito para buscarmos os argumentos e prepararmos os que atuariam como testemunhas, representando os personagens do livro”, contou a professora Henriqueta.
Importante ressaltar, afirmou a professora, o envolvimento dos alunos e a dedicação na elaboração de mais um projeto interdisciplinar. “O objetivo desses projetos que fazem parte da grade curricular é despertar o potencial e as habilidades dos alunos, para que eles sejam os protagonistas desse trabalho e do processo de construção dos conhecimentos”, afirmou Henriqueta.
O êxito de mais um projeto do CSA foi alcançado, com o apoio e incentivo da diretora pedagógica, Narda Jorosky, do coordenador do Ensino Médio, Marcelo de Oliveira Khnayfes, com a participação de professores do Ensino Médio e Fundamental II que atuaram como jurados, da psicóloga e mãe Kathiane Hernandes Nigro, dos pais, familiares e amigos que prestigiaram o evento.